Posted by : Iury Figueiredo domingo, dezembro 23, 2012

Primeiramente é bom deixar claro que esse texto é produzido por um leigo do cinema e das obras de Tolkien. Então qualquer erro, por favor, deve ser perdoado.

Li apenas um livro do Senhor dos Anéis e estou lendo o segundo. Assisti aos dois primeiros filmes da série e nunca li o Hobbit e qualquer outro livro em volta da saga do Senhor dos Anéis não está nos meus planos de leitura. Mas o filme Hobbit começa a me dar uma cutucada sobre ler o seu livro.
É fato que o Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, é muito complicado de se ler. Em meio a sua genialidade Tolkien acaba criando algo muito grande e descrever isso tudo acaba criando um rítmo muito lento. Até esse primeiro filme é meio lento e doloroso. O que não acontece no Hobbit.
Começando o filme fiquei meio desapontado, assumo. Não por causa dos efeitos ou das imagens. Pelo contrário, é até complicado olhar para aquela imensidão de coisas numa tela de cinema. Mas me senti meio perdido no começo, talvez porque é sempre meio complicado pegar a geografia da Terra-Média para mim. É muita coisa pra alguém que se pergunta constantemente aonde fica Tocantins.
Mas no decorrer do filme as coisas vão mudando. O Hobbit tem uma dose sensacional de comédia. Emoção também não falta, principalmente nos momentos finais. Os personagens são carismáticos, e muitos deles são velhos conhecidos do Senhor dos Anéis, porém mais novos na história do Hobbit. E é divertido vê-los novamente.
Aliás, falando em personagens, esse filme tem uma participação muito maior do Gandalf. Ele que vive desaparecendo nos outros filmes, agora passa a maior parte do tempo com os seus anõezinhos e o hobbit, o que torna o filme muito mais divertido. 
Em resumo, Tolkien é um gênio e Peter Jackson (diretor do Hobbit) é o amplificador dessa genialidade. Com a história já envolvente criada pelo grande escritor, o diretor faz com que qualquer fã de Senhor dos Anéis saia do cinema maravilhado com essa nova produção. O único erro do filme é o único erro habitual dos filmes da Terra-Média: é preciso ter um certo conhecimento do mundo de Tolkien antes de assistir ao filme. Os livros são complexos de mais para serem explicados em apenas um filme e quem não tem a menor noção desse universo simplesmente acha o Hobbit completamente sem noção. Essa opinião foi tirada de uma amiga que assistiu ao filme comigo e que ficava o tempo todo perguntando: qual a diferença do anão com pezão pros outros anões?


Gostou do post? Curte a página do Hiperfone no face! Gostou do filme? Comenta ae. Discorda da minha opinião? Concorda com ela? Comenta, vai ser legal!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -