Posted by : Iury Figueiredo quinta-feira, março 14, 2013


"Foi quando eu percebi que por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade"

O Jogador Nº 1

Começo esse texto citando essa frase do livro O Jogador Nº 1 que recentemente publiquei a resenha aqui no blog. E desde o começo o livro eu vi ali um assunto interessante que me fez parar para pensar: a humanidade está cada vez mais se escondendo da realidade.
Sim, isso foi uma coisa que no início era muito bom aqui na internet. Afinal aqui é terra sem lei, o lar da liberdade de expressão somada ao anônimato. Acontece que toda grande criação da humanidade é usada por ela mesma em nome da sua autodestruição.
E assim vem a nossa amiga internet nos prender nesse mundo perfeito. A tecnologia ajudou muito isso. Se antes você precisava de uma CPU para acessar a internet, hoje basta usar o seu Smartphone em qualquer lugar que tenha sinal de celular. É então que você olha em volta e vê um monte de gente com o rosto enfiado naquela telinha e se pergunta, como pode esse povo todo passar o dia inteiro olhando para a tela do Facebook?

E o livro me explicou isso, meus amigos. As redes sociais são sucesso porque são uma fuga a realidade. Todo mundo é legal no Twitter. No site do passarinho azul todos são inteligentes e cultos, ligados nas notícias do mundo e loucos para contar todas as suas atividades divertidíssimas para todo mundo. No Facebook todos querem salvar a natureza, todos são pessoas decididas que sabem o que querem, ouvem Caetano Veloso, compartilham mensagens de apoio e frases do Steve Jobs. E no Instagram nem sem fala, onde qualquer um pode ser o maior e mais belo fotógrafo de si mesmo no mundo inteiro.
Acontece que nada disso é a realidade. Não somos tão legais assim. Não somos sempre felizes. Somos grandes hipócritas que enquanto falamos em defender a natureza usamos um computador criado por grandes empresas que são as maiores responsáveis pela destruição dessa nossa "protegida". Não sabemos o que queremos, não somos personagens de filmes que nascem decididos do seu caminho da vida e seguem em frente sabendo para onde vão.

Somos humanos. Somos reais. E fugimos para essas falsas realidades porque é muito mais fácil assim. Somos nós a geração antisocial que ama as Redes Sociais! Simplesmente porque não conseguimos suportar a nossa própria realidade.
Não culpo a internet por isso. Pelo contrário, creio que a internet e as Redes Sociais são grandes heroínas. Mas não podemos deixar com que bater uma foto de onde eu estou e dizer isso no Facebook se torne mais importante do que aproveitar o lugar e as pessoas que estão ali comigo. Lembrem-se, leitores, que não é nessa tela azul com branca que nós vivemos. Vivemos em um mundo colorido, cheio de dor, sim, mas o único lugar onde se pode encontrar amor. E se temos problemas aqui na realidade, só cabe a nós fazer algo, e não se esconder atrás da tela de um tablet.

Por esse ser um post mais opinativo meu, peço desculpas se acidentalmente feri alguém ou alguma opinião. Caso você discorde do que eu disse, não tenha medo de responder aqui, eu adoraria discutir esse tema com outras pessoas.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -