Posted by : Iury Figueiredo sexta-feira, junho 21, 2013


Não há como passar em palavras tudo que aconteceu no dia 19/06, no dia 20 e por aí vai. Finalmente o povo acordou, e o que é curioso é que não há líder ou partido botando esses manifestos pra frente. Simplesmente eles estão acontecendo, provando que, apesar de cada um de nós sermos pessoas diferentes, todos temos a mesma opinião: do jeito que tá não dá.
A foto acima mostra o que a maioria de nós pretendíamos fazer naquele dia. Queríamos falar, dizer que não gostamos de algo. E a nossa intenção era ir até o castelão para dizer isso ali, onde o mundo inteiro estava olhando. Infelizmente a FIFA exigiu um isolamento de 3Km, por questão de segurança dos torcedores. E é claro, a polícia obedeceu. Então um grupo de manifestantes conversa e negocia com o batalhão de choque. E tudo parecia ir bem, quando de repente um grupo de pessoas começou a jogar pedras na polícia. Não falo com certeza a próxima frase, pois não conheço esses que jogaram as pedras. Mas creio que eles são marginais que aproveitaram o nosso movimento para declarar guerra a polícia.

Não quero defender policiais, nem manifestantes e muito menos vândalos. Mas raciocinem comigo, amigos. Imaginem que vocês são policias e de repente pedras voam em suas direções. E vocês tem armas e bombas de gás. O que vocês fariam? Como vocês se defenderiam do medo que passaram?
Não vamos crucificar a polícia. No que depende da polícia cearense, nesse momento do primeiro encontro, não tenho crítica nenhuma a fazer. Ouve outros momentos que discordei da ação dos policiais, mas nesse primeiro encontro, a reação deles não é mais do que esperada.
Acontece que nós não saímos para as ruas pra desistir na primeira bomba de gás. A manifestação lindamente se modificou, foi pra BR116, e quando viram que lá aconteceria a mesma coisa, voltaram a se mover. Esses, meus amigos, esses que depois de tiros e bombas continuaram em frente, não são marginais, longe disso. Esses são manifestantes que gritavam: SEM VIOLÊNCIA e SEM VANDALISMO. Esses são os que possuem ideais, que infelizmente acabam pagando pelo pequeno grupo de marginais já citados.

Mas, mesmo a esses marginais, eu gostaria de deixar uma reflexão: eles nasceram agora, no dia 19/06? E de onde eles vieram, de Nárnia? Não. Eles são pessoas há muito negligenciadas pelo governo, marginalizadas da sociedade. E hoje, tudo que elas sabem fazer é isso. Se o governo não gosta desses vândalos, ele deveria se lembrar que eles só existem por conta da péssima educação dada a eles e a falha na segurança pública desse país.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -