Posted by : Iury Figueiredo domingo, janeiro 27, 2013

Um acidente de proporções gigantescas acontece na madrugada desse domingo. Um país inteiro entra em Luto.Até agora o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria recebeu 232 corpos, de acordo com o G1. Nesse exato momento há pelo menos 232 pais e 232 mães sofrendo a morte dos seus filhos. Amigos, família, conhecidos, vizinhos... Não há ainda palavras na lingua portuguêsa que expresse a tristeza dessas pessoas.
Mas quanto tempo achamos que iria demorar para os idiotas começarem a se manifestar? Recentemente li a seguinte mensagem, que não identificarei o autor por respeito a ele, mesmo com a falta de respeito que ele teve aos enlutados:

"mano, esse povo é muito baba ovo do Sul, pqp, la em RJ um monte de gente perdeu tudo com as chuvas e ninguem saiu falando nada na internet, ninguem ajudou nem porra nenhuma, se fosse no nordeste ninguem ia falar muito menos, vão tomar no cu."

E mais essa:

Ontem no twitter pessoas do sul usavam a tag #ChupaNordeste e hoje pessoas do nordeste usam #ForçaRS. Que barra né?

 É nesse país que nós vivemos? No país onde um ser humano não consegue nem mesmo se solidarizar por outra pessoa? Aliás, é nessa sociedade em que vivemos? Uma sociedade que esquece a tristeza de um irmão por conta de uma rixa ridícula que acontece entre duas regiões?

Não, nenhum familiar meu morreu lá. Mas mesmo assim eu desejo força ao povo do Rio Grande do Sul. Desejo que eles superem isso. E como eu queria que Deus tivesse me dado um dom mais útil, que eu fosse um médico ou um trabalhador na área da saúde para poder ajudá-los agora, que eu fosse mais do que um mero estudante e escritor, mas se minhas palavras são tudo que eu posso dar, eu as darei.
E eu sei que meses atrás o povo da minha terra, do Ceará, passava por uma das piores secas de todas. Eu vi boi morrendo nessa seca. Vi gente sofrendo. E já vi gente do sul fazendo piada disso. Mas o que isso importa? Se eu não gostei dessa atitude, eu não vou repeti-la! Por favor, meu povo, o nordeste sempre foi conhecido pela sua alegria, carisma e solidariedade. Eu não quero fazer parte da geração que acabou com essas coisas.
Então sejamos grandes, vamos ajudar o nosso povo independendo de onde eles sejam, de o que eles falaram no passado. Se você é profissional da saúde, faça algo por eles. Se você pode doar sangue, faça também. E se ainda assim você continua achando uma injustiça o nordeste ajudar aqueles que sempre nos criticaram, pense assim: vamos mostrar para eles como é que se faz.

Me desculpem qualquer falta de respeito que eu tenha cometido, mesmo que por acidente. Não peço que compartilhem esse post, peço que compartilhem essa solidariedade. Por fim encerro deixando claro que me recuso a falar daqueles que fazem piadas com esse tipo de tragédia. Eles não merecem meu tempo.

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Eu vi a maioria das mensagens e só posso lamentar, ter pena de morar numa nação onde o povo dela briga entre si. O que importa se falaram mal daqui, quando se trata de uma tragédia como essa? Só temos que ter educação, mais educação do que temos no dia a dia para respeitar as famílias que estão passando por isso. E quem puder ajude, por favor.

    ResponderExcluir

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -