Posted by : Iury Figueiredo domingo, março 17, 2013

Galera, eu já ouvi muitas críticas quanto a Copa do Mundo aqui no Brasil. Acho que qualquer um que tenha Facebook já leu algo do tipo. E na maior parte do tempo eu não dei muita atenção para essas críticas, mas hoje eu quero fazer a MINHA crítica a Copa.
Inicialmente a Copa do Mundo não parece um problema tão grande. Afinal os grandes estádios que estão sendo construídos são mais um lazer para o nosso próprio povo. E no que se refere ao desenvolvimento sustentável, pelo menos o que eu vejo, os estádios estão sendo construídos para dar um exemplo de sustentabilidade ao mundo. E sim, rios de dinheiro estão sendo jogados nessa Copa, coisa que nunca aconteceu com a educação. Mas é uma Copa do Mundo, infelizmente é natural que seja gasto muito dinheiro com isso. Quanto a falta de investimento em outros setores, comentaremos em outra oportunidade para não alongar esse texto.
Porém tem uma coisa que me deixa revoltado nessa história toda. Ao meu ver o Brasil está sendo usado como um grande terreno para a Copa do Mundo e nada mais do que isso. A FIFA, com suas infinitas exigências, esquecem que existe um povo vivendo aqui, um povo que viu na Copa um jeito de mudar de vida. E infelizmente estamos sendo jogados de lado.
Quero citar um exemplo que me deixou indignado: a proibição do comércio local nos arredores dos estádios. Ambulantes, bares e restaurantes estão proibídos de manter seu comércio em dia de jogo. A venda de bebidas e comida nos arredores dos estádios, ou no caminho até eles, será exclusivamente dentro do estádio. Todo aquele povo que trabalha nesse setor e que aproveitaria essa grande oportunidade para a melhoria dos lucros, estão proibídos pela Lei de trabalharem. O dinheiro, meus amigos, agora vai diretamente para os ricos de dentro do estádio. As Multinacionais é quem vão ficar com o nosso trabalho, com os impostos que pagamos para ocorrer um evento desse tipo.
Os bares são considerados criminosos caso mostrem em telões os jogos da Copa do Mundo. A meia- entrada em estádios (direito adquirido depois de anos de lutas de estudantes) está negada nos jogos da Copa.
Estamos trabalhando para criar uma Copa que não é nossa. Somos esquecidos nesse processo. A Fifa está mandando mais do que a Dilma, como disse Romário. Isso é um desrespeito ao nosso povo. A Copa do Mundo não deve ser no Brasil, e sim DO Brasil.
Não deixem, meus amigos, que passem por cima de vocês como se fossem nada. Espalhem essa injustiça, mostrem que o povo brasileiro tem vontades e pode ir contra a todas essa exigências. Foi a nossa representante quem assinou essa Lei, e é trabalho dela, Dilma, representar o nosso desejo, o desejo do nosso povo. A não ser, é claro, que o desejo desse povo seja beber e dar meses de trabalho para um evento no famoso "país do futebol".

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -