Posted by : Iury Figueiredo sexta-feira, março 29, 2013

Hoje quero pedir licensa a todos os leitores que não são cristãos. Que fique claro que eu não tenho nada contra as outras religiões, pelo contrário, tenho um grande interesse em estudar todo tipo de religião. Mas sou cristão e hoje é uma data importante para mim, e por isso eu gostaria de conversar com os que também consideram a páscoa um marco na história.
Não vou começar a criticar ovos de páscoa, coelhinhos e tudo que a sociedade atual utiliza para representar essa data e, é claro, lucrar com isso. Não tenho absolutamente nada contra isso. Pelo contrário, adoro ovo de chocolate, adoro essas decorações de páscoa e esse clima que ficam entre as pessoas.
Só acho que nós nem mesmo sabemos o motivo de festejarmos a páscoa.
Escrevi esse post na sexta-feira santa. E por algum motivo as pessoas não comem carne vermelha nesse dia. Há alguns anos atrás, de acordo com o que a minha mãe disse, as pessoas também tinham a cultura de não fazer nenhum tipo de trabalho na sexta-feira santa. Até mesmo trabalho doméstico era errado.
Mas será que isso é realmente necessário?
 Até onde eu sei, a sexta-feira santa representa o dia em que Jesus foi assassinado. As coisas que eu citei anteriormente são formas de respeitar esse dia tão triste. Indiscutivelmente esse foi um dia terrível para a humanidade, ou pelo menos para os cristãos. Um Deus foi morto.
Acontece que, em minha opinião, estamos virando nossos olhos para o lugar errado. Estamos nos concentrando em todas as tradições da páscoa e esquecendo do mais importante: do significado da semana santa.
Nessa sexta feira, a pouco menos de 2000 anos trás, de acordo com a Bíblia, o maior homem que já pisou na Terra foi morto. Assassinado pela inveja, pela maldade. Jesus, um grande revolucionário, um grande mestre e acima de tudo, o filho de Deus, deu a sua própria vida em nome de outras pessoas. Algumas dessas pessoas haviam feito o bem a ele. Outras estavam matando-o. E mesmo assim ele sacrificou o maior bem que uma pessoa pode ter, a vida, por todos eles. Jesus, naquele momento, cria uma revolução inacreditável, e assim muda o mundo. E mesmo morto, O Maior Homem de todos os tempos nos ensina a viver.
Por que ao invés de não comer carne vermelha, ou qualquer outra tradição que você faz na sexta-feira santa, você não reúne-se com outras pessoas e conversa sobre isso: você teria coragem de dar a sua vida pelas pessoas que ama? E mais, teria coragem de morrer pelas pessoas que lhe odeiam? Teria coragem de perdoá-las mesmo quando elas lhe humilharam e lhe agrediram?
Meus amigos, recentemente nós não perdoamos nem mesmo quem chama a gente de feio. E pra mim, esse período é quando devemos refletir sobre isso, antes de qualquer ovo de chocolate, antes de qualquer bacalhau, antes de qualquer missa ou culto.
Há outros pontos que a semana santa nos lembra, mas como o texto já está grande, e como não quero deixá-lo enfadonho (sempre quis usar essa palavra) vou encerrar com outra coisa que me vem a mente quando se fala de semana santa: Jesus ressuscitou. Isso nos trás esperança. Nos faz lembrar que no fim, após a morte, ainda há algo mais. Isso foi Deus tirando parte de nossas dúvidas. E isso foi Ele dizendo: sim, existe mal na Terra, mas no fim, independente do que aconteça, o bem vai vencer, vai voltar das cinzas e reinar novamente.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -