Posted by : Iury Figueiredo terça-feira, fevereiro 19, 2013

Mais um filme que todo mundo tinha me falado e eu ainda não tinha visto. Pra quem não sabe eu estou escrevendo um livro sobre um psicopata e sempre me disseram que o mestre dos psicopatas estava nesse filme, só que eu nunca botei muita fé nisso.
Erro meu. Silêncio dos Inocentes é um filme fantástico. Antigo, sim, mas isso só o deixa ainda mais incrível. Esse filme vem de um tempo sem infinitos efeitos especiais onde os diretores precisavam fazer tudo com uma câmera comum, boas atuações e boas histórias. Eis então o Silêncio dos Inocentes.
O filme é contado na visão da personagem Clarice, mas no fundo ele fala sobre o Hannibal Lecter, o mais perigoso Serial Killer da história. Foi um erro eu ter começado a assistir por esse filme, há um filme anterior a esse que conta detalhadamente a história do psicopata. Mas a genialidade desse personagem é perceptível em qualquer filme. Lecter faz você tremer só de olhar para a cara dele, e você não sabe porque. O simples olhar do Hannibal, precedido por histórias e uma certa expectativa que o filme cria, mostra a grandiosidade desse monstro, e a cada segundo você acha que ele pode simplesmente explodir tudo e matar todos na cena.
E ele realmente pode. Lecter prevê cada movimento de todos, sabe tudo sobre uma pessoa no primeiro momento que a vê, e a melhor descrição dele vem de um personagem do filme, chefe de Clarice que trabalha no FBI: Hannibal está em um nível sofisticado de mais de loucura. Ele não é forte, pelo contrário, é velho. Mas sua mente é fantástica, acha uma brecha, meche com a cabeça de todos, é impossível segurá-lo, impossível prendê-lo mesmo quando ele está preso em uma cadeia de segurança máxima.
Há mais uma coisa que me chama atenção nesse filme. Eles sabem fazer um mistério. Em uma infinidade de cenas, quando o mistério encontra o seu clímax, tudo que vemos é o rosto de Clarice enquanto uma música de mistério toca ao fundo. E você fica completamente agoniado, curioso, enlouquecido em querer olhar em volta, buscar a ameaça que você tem certeza que está prestes por vir, descobrir a armadilha que você sabe que está ali.
Silêncio dos Inocentes é um show em formato de filme para mim. Espero ter a oportunidade de voltar aqui falando sobre o livro de mesmo nome, e tenham a certeza de que ainda voltarei falando sobre mais filmes do Hannibal.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -