Posted by : Iury Figueiredo sábado, maio 25, 2013

Renato Russo ganha dois presentes cinematográficos esse ano. Como ainda não vi o segundo, vamos falar sobre "Somos tão Jovens". E dói dizer que talvez esse não seja o melhor dos presentes...
Criei um grande expectativa em mim quando esse filme foi anunciado. Não posso me chamar de fã do Renato (pois hoje em dia se e não souber a cor preferida dele, sou considerado poser), mas posso dizer que sou um admirador desse revolucionário. Acontece que eu nunca conheci a sua história, e imagino que não sou o único nessa situação. E eis que vem um filme pra resolver meu problema.
Não resolveu. Não que esse seja um filme ruim. Somos tão Jovens é um filme divertido sim, mas, pelo que já li em outros sites e pude constatar no filme, a história não é bem do jeito que eles mostram. E um ponto incomoda mais do que os outros: a homossexualidade. Não há cena homossexual no filme. Eu sei que um filme não precisa necessariamente conter um beijo gay, mas estão falando de Renato Russo, um homossexual declarado e muito bem decidido disso. Não é obrigação dos produtores colocar cenas gays no filme, mas é obrigação deles respeitar a realidade quando se faz uma biografia.
E aí vem a questão: por que eles fugiram da realidade nesse filme? Simples, pra ganhar dinheiro. As pessoas de mente aberta assistiriam ao filme normalmente, sem problema nenhum com beijos homossexuais ou heterossexuais. Mas, infelizmente, parece que a nossa sociedade não está disposta a aceitar esse tipo de coisa, logo, iria baixar os lucros do filme.
Há um outro problema sério: o filme termina cedo. No filme do Cazuza (que também tem seus erros, mas não vem ao caso) acompanhamos a vida inteira do artista e entendemos como foram seus últimos momentos. Somos tão Jovens acaba de um jeito tão repentino que a maioria das pessoas que eu conheço disseram que não estavam acreditando que o filme já tinha acabado.
Pois bem, essa é a minha opinião do filme. Um filme divertido, mas que carregava muita responsabilidade e que deveria ter sido muito mais do que um capítulo da Malhação.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

HiperPosts

HiperParceiros

- Copyright © Hiperfone -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -